imagem da maratona de lisboa

imagem da maratona de lisboa

sexta-feira, 16 de julho de 2010

tabela de treino para corrida


Tabela de treino para corrida de 10 km - para principiantes.

OBS:A informação 4-5 subidas,” significa que deverá fazer 4-5 repetições a um ritmo de 5Km numa subida com uma distância de 200 metros.

Subidas longas deverão ter uma extensão de 500 metros.

A informação 4 x 800 significa que deverá fazer 4 repetições de 800 metros (se correr em pista será 2 voltas à mesma x 4 vezes).O ritmo de corrida por baixo, indica a velocidade a que deve correr as repetições de 800 metros. Deverá descansar 2 minutos entre as repetições de 800 metros e 1 a 2 minutos para as repetições de 400 metros.

O treino Fartlek nada mais é do que você varia a velocidade nos treinos.

mais para iniciantes é mais aconselhável rodar muito para formar uma base para pirâmide (LSD = distância longa e lenta).

Importante: Corra no seu ritmo no começo sem força muito, caso sinta alguma coisa para imediatamente. E antes de qualquer atividade física procure um médico.


porque você corre???
deixe sua resposta...

foto de pessoas correndo
















quarta-feira, 14 de julho de 2010

Dicas de corridas

A corrida sem duvida virou uma febre mundial, também pudera, ela proporciona aos praticantes, saúde e bem estar. E cada dia mais surge novas corridas que atraem milhares de novos corredores, pensando nisso separamos uma lista de corridas que vale muito a pena correr.


9ª CORRIDA DO PARQUE MARIA APARECIDA
POLVILHO / CAJAMAR - SP
Essa corrida acontece no dia, 25/7/2010 em Cajamar-SP
E ta com as inscrições no site runnerbrasil.

obs:

É uma ótima corrida para quem esta começando já que é uma corrida de 10 km, e uma boa para quem busca uma boa competição já q temos bons atletas dessa cidade. Agora sem duvida nenhuma o grande diferencial dessa prova é a grande premiação que ela oferece, porque nessa prova tem premiação pra varias categorias.




Sem duvida uma ótima corrida, e uma bela homenagem ao Mercado municipal, o famoso mercadão.
Essa corrida é uma prova de 9 km ótima para iniciantes e ocorre no dia, 08/08/2010.
E ta com as inscrições no site da corpore.

segunda-feira, 12 de julho de 2010



OS BENEFÍCIOS DA CORRIDA


NÃO EXIGE UM MEGAEQUIPAMENTO - Um par de tênis, short e camiseta - no caso das mulheres, um sutiã firme e elástico de cabelos também. É o que você precisa para começar a correr.
Mais antes de começar a correr não si esqueça de alongar.

O Alongamento - o alongamento é uma prática fundamental para o bom funcionamento do corpo, proporcionando maior agilidade e elasticidade, além de prevenir lesões.Essencial para o aquecimento e relaxamento dos músculos, deve ser uma atividade incorporada ao exercício físico, mas também pode ser praticado sozinho.

Como Alongar? - Antes de tudo, é importante aprender a forma correta de executar os alongamentos, para aumentar os resultados e evitar lesões. Inicie o alongamento até sentir uma certa tensão no músculo e então relaxe um pouco, sustentando de 30 á 40 segundos, voltando novamente à posição inicial de relaxamento. Os movimentos devem ser sempre lentos e suaves.

Esse é o primeiro passo a ser dado, feito isso é só colher os benefícios da corrida.
tais como:

DEIXA AS PERNAS TORNEADAS E FORTES - A musculatura dessa região é bem solicitada durante a corrida. Resultado: coxas firmes e panturrilhas trabalhadas. Em dois ou três meses, é possível notar diferença. O aumento de massa muscular no entanto, é discreto - nada que se iguale a um treino de musculação. Mas, como a corrida também queima o excesso de gordura, a definição fica superevidente.

PREVINE DOENÇAS - Se você for pesquisar os jornais médicos a respeito das vantagens de praticar um esporte regularmente, vai perder alguns dias, de tantos estudos que existem... A corrida, mais uma vez, sai à frente, porque é uma das modalidades de maior aderência entre os praticantes (a maioria dos freqüentadores de academia, só para você ter idéia, desiste após o primeiro mês). Há benefícios comprovados em relação à osteoporose, ao risco de doenças cardíacas, câncer de ovário ou de mama, distúrbios do sono e até mesmo a respeito do controle de disfunção erétil. Quem corre mantém o organismo ativo e não deixa que uma série de mecanismos metabólicos enferrugem. O corpo fica resistente aos ataques de agentes causadores de doenças, sejam eles internos ou externos.

FAZ PERDER PESO - Já reparou que as celebridades voltam à ativa sempre mais magras do que da última vez que apareceram? Nas declarações às revistas, geralmente contam que correram para secar o corpo. É por aí mesmo. A corrida está no topo da lista dos exercícios que mais queimam calorias. O valor exato, é claro, varia de acordo com o peso, a altura, a idade, o sexo e o passo de cada um. Mas a média é de 500 calorias por hora (para uma pessoa de 70 kg). Sem falar que, ao contrário do que se pensa, correr faz você comer menos - e melhor. Um estudo acompanhou 10 mil pessoas durante sete anos e comprovou que a atividade regular incentiva a diminuição de açúcares, gorduras e frituras e o aumento de alimentos saudáveis.

MELHORA, E MUITO, A AUTO-ESTIMA - Correr é uma atividade relativamente fácil e que não requer um tipo físico ideal. Quem está acima do peso só precisa de alguns cuidados para não sobrecarregar as articulações. Se você é baixo e magro, melhor ainda - esse é o perfil favorável aos fundistas, corredores de longa distância. Sem falar que os resultados aparecem rápido. Correu dez minutos no mês passado e ficou de língua de fora? Pode apostar que em 15 dias vai chegar ao dobro. Isso aumenta a autoconfiança e a disciplina. Para completar, faz um bem danado saber que você é capaz de ir se superando a cada dia...

Esses são apenas uns dos benefícios da corrida.
Agora é só ir correr.